Espinhas são lesões na pele que ocorrem quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e células mortas, permitindo o crescimento de bactérias. Elas são comuns durante a adolescência devido às mudanças hormonais, mas também podem afetar adultos.
Esta mulher pensava que era uma espinha. Mas veja o que aconteceu no vídeo abaixo ao tentar espremê-la.
Essas protuberâncias geralmente aparecem no rosto, costas, peito e ombros. Podem variar de pequenas lesões vermelhas a grandes nódulos dolorosos. A causa principal é o aumento da produção de sebo, que pode ser influenciada por fatores como dieta, estresse, genética e certos medicamentos.
Tratar as espinhas envolve cuidados básicos com a pele, como limpeza regular com produtos suaves, evitar espremê-las para evitar cicatrizes e usar tratamentos tópicos com ingredientes como ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. Em casos mais graves, pode ser necessário consultar um dermatologista para prescrição de medicamentos orais ou procedimentos dermatológicos.
Embora as espinhas possam ser frustrantes, é importante lembrar que são tratáveis e, com o tempo e os cuidados adequados, é possível melhorar significativamente a condição da pele.