O Castelo do Harry Potter foi destruído? Imagens fortes das torres em chamas assusta internautas, e muitos ainda não sabem o que está acontecendo na região. Este grande castelo está localizado em Odessa, uma região bastante importante da Ucrânia, e um incêndio avassalador consome o castelo neste momento.
Desde 2022 há um conflito em andamento, a batalha entre Rússia e Ucrânia é uma das maiores desde a década de 30 e 40. E infelizmente já perdura a mais de 2 anos. As tentativas de paz ainda não foram frutíferas, apesar dos grandes esforços internacionais.
Nessa última semana (30 de abril de 2024) a Rússia intensificou os ataques contra Odessa e pelo menos mais duas regiões importantes para o governo de Kiev. E devido à redução de munições e mísseis de defesa aérea, a Ucrânia apresenta uma certa redução na capacidade de proteção. Os Estados Unidos afirma que conseguirá mudar esse cenário em breve, graças à aprovação de mais de 60 bilhões de dólares em ajuda de equipamentos militares ao governo de Zelensky.
Castelo do Harry Potter: Onde fica e o que ele é
Apesar de todos chamarem a construção de ‘’Castelo do Harry Potter’’, na verdade, ele não tem nenhuma ligação com o filme dos cinemas. A única coisa em comum é a sua arquitetura gótica, e semelhança estética. Motivo o qual ganhou esse apelido e se tornou um local muito falado.
O castelo, na verdade, se trata de uma universidade de Direito antiga, localizada em Odessa. Ele fica próximo ao Mar Negro, região a qual os Russos controlam com inúmeros navios. E por esse mesmo motivo é uma região bastante conflituosa no momento.
Durante a intensificação dos ataques, o castelo foi atingido por mísseis russos, causando uma enorme destruição no local, conforme relatam as imagens das torres em chamas. Mas apesar disso, ainda não se sabe o nível dos danos, e o quão viável será a reconstrução.
Infelizmente 30 pessoas ficaram feridas, e muitos estão evacuando a região devido ao elevado número de mísseis.
Crise diplomática
O problema vai muito além do ‘’castelo de Hogwarts em chamas’’. Há uma crescente escalada de conflitos pelo mundo, e a Europa e Oriente Médio são os principais palcos desta nova crise diplomática. O mundo enfrenta o maior cenário de embates militares desde a segunda grande guerra em 1939.
Há uma intensificação no conflito de interesses entre a União Europeia e a Rússia. Além do conflito econômico entre Estados Unidos e China, que também está acompanhado da intensificação dos gastos militares.
Aparentemente estamos vivenciando uma continuação da guerra fria, e dessa vez há riscos de se desencadear um conflito direto entre grandes potências.
Os Russos queriam destruir o castelo?
Apesar de todas as especulações e boatos, é muito difícil saber com precisão se a Rússia realmente pretendia atacar o Castelo do Harry Potter, ou se atacou uma região próxima e o atingiu por imprecisão.
Mas de qualquer forma o ataque deve ser repreendido e criticado internacionalmente. Nenhuma construção histórica ou estrutura cível deve ser alvo de ataques militares. Até mesmo os conflitos armados devem ter limites e regras internacionais para reduzir a escala de danos humanitários. Infelizmente a realidade parece ocorrer de maneira contrastante com estes limites. E há uma grande dificuldade para os órgãos internacionais garantirem a segurança dos civis em regiões de risco.
Vale ressaltar que este tipo de ataque não deve ser defendido sobre nenhuma hipótese. E há novas tentativas de firmar um acordo de paz entre os dois países em conflito. Muito possivelmente o Brasil terá um papel importante na mediação, devido a sua posição de país neutro.