Quem nunca esteve pronto para dar uma garfada e foi surpreendido pelo pouso de uma mosquinha que atire a primeira pedra. Após se deparar com a cena, fica a dúvida: comer ou não comer? Eis a questão!
A verdade não é nada agradável. Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.
Além disso, elas costumam pousar em diversos materiais, deixando bastante a desejar no quesito higiene.
Ao encostar nos alimentos, elas podem deixar fragmentos de sujeiras imperceptíveis a olho nu.
Um detalhe para lá de indigesto é que, por não terem dentes nem mandíbulas, as moscas costumam cuspir sobre os alimentos.
Apesar da revelação desagradável, o risco de contaminação após consumir alimentos em que uma mosca tenha pousado rapidamente é baixo. Uma opção eficiente para se livrar de contaminantes seria esquentar o alimento, já que aquecê-los acima de 70ºC já elimina parte dos microorganismos.
Se você é daqueles que opta por segurança, a melhor saída é se livrar do que estava comendo. Mesmo brevemente, a mosca deixa rastros.
Surpreso com essa novidade? Fique atento aos hábitos de higiene ao se alimentar!
Fonte: Metrópoles