O câncer de pâncreas é bastante temido pelas pessoas, pois se trata de um tumor bastante agressivo e letal.
A taxa de mortalidade desse câncer é muito grande devido à dificuldade de chegar ao diagnóstico. Geralmente o câncer de pâncreas é diagnóstico quando já está em um estado bastante avançado.
Infelizmente, na maioria das vezes o câncer de pâncreas apenas é descoberto quando já ocorreu a metástase, ou seja, quando o câncer já se espalhou para os demais órgãos do corpo.
Esse câncer costuma ser silencioso e por esse motivo é um grande perigo, entretanto há cinco sinais que podem te alertar sobre a doença e jamais devem ser ignorados:
I — Perda de peso drástica
Esse sintoma é um dos mais aparentes e deve ser analisado com uma atenção redobrada. Procure ajuda médica para identificar o motivo da perda de peso.
II — Náuseas
Além do sintoma citado acima, outros sinais também devem ser analisados com atenção, como indigestão, falta de apetite e náuseas.
III — Mudanças de hábitos intestinais
O intestino começa a funcionar de uma maneira irregular, uma hora está com o intestino preso e em outra com diarreia.
IV — Dores leves na região abdominal
Podem aparecer dores leves na região superior do abdômen, do lado esquerdo e acontece com bastante frequência durante a noite. Geralmente essa dor passa no momento em que se inclina para frente.
V — Pele amarelada
Quando o tumor está localizado na “cabeça” do órgão, ele pode interromper o fluxo da bílis causando o aumento da bilirrubina que ocasiona a icterícia, resultando em pele e olhos amarelados.