Durante o programa “Mais Você” desta quarta-feira (8), Ana Maria Braga, apresentadora do matinal da TV Globo, expressou sua indignação diante dos golpes que estão sendo aplicados por pessoas que alegam arrecadar fundos para auxiliar as vítimas das tempestades no Rio Grande do Sul. Com um tom sério e preocupado, Ana Maria fez um apelo aos telespectadores para que não caiam em falsas promessas e verifiquem cuidadosamente a legitimidade das iniciativas de doação.
“Não caia no conto do vigário não, porque por incrível que pareça, tem gente que ainda quer passar a gente de bobo, de louco”, afirmou a comunicadora, ressaltando a importância de checar todas as informações antes de contribuir. Ela enfatizou que é essencial garantir que as doações cheguem efetivamente às mãos das vítimas e não caiam em mãos erradas.
O alerta de Ana Maria Braga ecoou as preocupações levantadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que também fez um apelo à população para ficar atenta aos golpes envolvendo doações pelo Pix. Aproveitando-se da comoção gerada pela tragédia climática, criminosos estão se passando por representantes de instituições de caridade para aplicar golpes.
“É muito importante checar tudo. Checa”, enfatizou Ana Maria, reforçando a necessidade de cautela. A produção do programa também orientou os telespectadores sobre como separar e identificar corretamente os itens a serem doados, garantindo que cheguem de maneira segura e organizada às vítimas das tempestades no Rio Grande do Sul.
Diante da situação de emergência enfrentada pelo estado, a solidariedade da população é fundamental. No entanto, é igualmente importante agir com responsabilidade e verificar a autenticidade das iniciativas de doação para evitar que a generosidade seja desviada por golpistas. A união e o apoio mútuo são essenciais para superar os desafios causados pela tragédia climática e ajudar aqueles que mais precisam.