Conheça 3 alimentos anti-inflamatórios que vão melhorar o seu bem-estar e a qualidade do seu dia a dia! Muito se fala em vitaminas e remédios, mas muitas vezes deixamos de lado o mais importante, a qual é a alimentação. A melhor forma de evitar problemas de saúde é através do cuidado preventivo. E quando falamos em cuidados, não podemos esquecer do poder dos antioxidantes!
Mas para que você conheça a importância desses alimentos, primeiro vamos explicar o que é a inflamação do seu organismo! E quais alimentos você deve evitar para garantir uma vida mais saudável!
O que é inflamação e quais alimentos evitar
As principais consequências de consumir alimentos inflamatórios são problemas relacionados à indisposição, dores corporais, e também problemas mais sérios no longo prazo. Como alterações no funcionamento microbiota intestinal, e também do funcionamento do sistema imunológico. Situação a qual aumenta o desenvolvimento de doenças crônicas e agudas, principalmente aquelas que são cardiovasculares. Além é claro de problemas como, diabete, obesidade e hipertensão.
Os alimentos inflamatórios são o oposto dos alimentos anti-inflamatórios. E os inflamatórios mais comuns no dia a dia dos brasileiros são as frituras, como pastéis e batatas fritas, além dos doces e alimentos com alto teor de açúcar e carboidrato.
Outro vilão nesse quesito são os alimentos embutidos, também chamados de carne processada. Os embutidos mais conhecidos são: mortadela, presunto e salame.
Apesar destes alimentos serem prejudiciais à sua saúde, não significa que você não possa consumir casualmente em pequenas quantidades. Afinal, o balanceamento é o fator principal para uma alimentação saudável.
Alimentos Anti-Inflamatórios
1- Aveia
Apesar de ser um alimento acessível e repleto de nutrientes, grande parte da população não tem costume de consumir aveia. Ela é uma grande fonte de fibras, além de ajudar o intestino. Esse cereal auxilia na redução do colesterol ruim, controla os níveis dos açúcares do seu sangue, o que reflete na redução do peso daqueles que se encontram acima do IMC (índice de massa corporal). Outra grande vantagem é o fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos. Além de trazer mais controle e equilíbrio para a pressão arterial.
A aveia também pode ser usada no preparo de pães ou até mesmo bolos. E para aqueles que gostam de treinar também será uma ótima opção.
2- Folhas verdes
Os vegetais são um dos maiores aliados da sua saúde, e oferecem enormes benefícios através dos seus antioxidantes e fator anti-inflamatório.
Verduras como alface, couve e espinafre são ótimas opções para incluir no seu almoço. Mas caso prefira, também poderá comer rúcula e agrião, que possuem nutrientes e funções semelhantes para sua dieta.
Trazendo benefícios diversos, como melhorias na memória, no sistema digestivo e também na prevenção de alergias, problemas coronários e pedra nos rins.
Há diversas maneiras de temperar as saladas cruas. Mas caso prefira, também pode consumi-las cozidas e refogadas. Muitos gostam de acrescentar esses ingredientes em sopas ou molhos.
3- Frutas cítricas
Além de saborosas, as frutas cítricas também são benéficos enormes para o seu dia a dia. Essa categoria de frutas inclui: Laranja, morango, mexerica, acerola, limão, tamarindo, e diversas outras. Elas são ricas em Vitamina C e são alimentos poderosos quando se trata do fator anti-inflamatório e antioxidante.
A Vitamina C atua diretamente no combate aos radicais livres, e ela também evita a queda de cabelo, juntamente com o fortalecimento das unhas e do rejuvenescimento da sua pele.
Outros benefícios proporcionados por elas são, aumento da capacidade de proteção do corpo, prevenindo gripes e resfriados. Também auxiliam no controle do colesterol e das triglicérides, assim como beneficiam o sistema cardiovascular.
A melhor maneira de usar as frutas na alimentação é comê-las in natura, mas o suco e as vitaminas, quando feitos na hora do consumo, também oferecem grande carga de nutrientes. E o limão, um caso à parte, é um ótimo tempero para salada e carnes.
Além das 3 opções mencionadas, existem diversos outros alimentos que atendem esses benefícios. Como o gengibre, peixe, semente de abóbora, batata-doce e outros cereais com benefícios semelhantes ao da aveia. É importante acrescentar pelo menos um desses ingredientes no seu cardápio. E com o tempo poderá usufruir de grande benefícios dos alimentos anti-inflamatórios.